terça-feira, 23 de junho de 2009

O meu povo perece por falta de conhecimento 3b

3) Conhecimento de si mesmo.

Podemos nos conhecer de várias formas:

· Você pode se conhecer espiritualmente.

- Com relação a nossa vida com Deus
§ Se você ora e jejua...
§ Se você lê e estuda a Bíblia sistematicamente...
§ SE VOCÊ DÁ TESTEMUNHO DE VIDA CONCERNENTE À SUA FÉ...
§ Se você Procura expor as verdades Bíblicas para outras pessoas, principalmente para os necessitados, órfãos, pobres, alienados da sociedade.

- Com relação a nossa vocação ministerial
§ Você sabe o que Deus quer de você ?
§ Você sabe se tem chamado para algum ministério? Já que Deus não chamou todos para serem apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. E se você tem chamado, sabe claramente qual é o teu?

- Com relação aos dons espirituais.
§ Você sabe que os dons espirituais são para todos os membros do corpo de Cristo, incluindo você e não só para os líderes da sua congregação?
§ Você pede a Deus para que Ele o use com algum dom?
§ Você sabe quais são os dons espirituais e para que servem dentro da igreja?

- Você pode se conhecer fisicamente:

- Com relação a sua saúde.
§ Você procura se alimentar bem e na hora certa?
§ Você tem lançado suas ansiedades em Cristo e deixado de ser uma pessoa pré-ocupada com as coisas que nem aconteceram ainda?
§ Você pratica atividade física regularmente?
§ Você deixou de ser aquele crente ignorante no conhecimento e procura um médico, para fazer exames PREVENTIVOS e também quando está doente? LEMBRE-SE... DEUS NA MAIORIA DAS VEZES SÓ AGE NO IMPOSSÍVEL! Se um simples medicamento pode aliviar a sua dor, não é pecado e nem falta de fé usufruir dele (I Tm 5.23). Pode ter certeza que se os médicos não puderem cura você e for da vontade soberana de Deus, Ele é quem vai curá-lo e os médicos ficarão atônitos e terão que admitir que o nosso Deus, é o Deus do impossível! ALELUIA!


- Com relação às nossas heranças físicas
§ Você sabe que herda de seus pais até a propensão a certas doenças (lembre-se, nosso corpo ainda é corruptível e isso é natural, com o passar dos anos e o avançar de nossa idade). É muito importante saber as propensões a certas doenças em sua família, até para que você possa se prevenir. Isso não tem nada a ver com falta de fé irmão. Em nome de Jesus, acorde para a vida! Há irmãos com pais diabéticos e hiper-tensos, que se fartam de doces, refrigerantes e sal à vontade. Saiba que Adão não sabia o que era açúcar refinado, Moisés não sabia o que era refrigerante, Jacó não ia ao Shopping comer lanche, nos tempos de Jesus, não havia pizza... hum... Que delícia! Pois é meu amado, nem na idade média, nem há duzentos anos atrás. Todas essas porcarias, de “fest foods”, que aparentemente são boas para nós, pois nos possibilitam uma falsa “economia de tempo”, na verdade são um engano terrível. Antigamente a comida, que já era saudável, sem agrotóxicos, hormônios, etc., ainda era feita em panelas de ferro, por isso não havia anemia como há hoje. Então se você conhece as suas limitações e heranças hereditárias, que não são maldições hereditárias coisa nenhuma como dizem alguns pregadores ignorantes (exceto se for de Adão – a maldição do pecado que mesmos nos cristãos afetam o seu corpo, como já foi dito – com o que concordo plenamente), desta forma, conhecendo suas limitações, você pode se prevenir, alimentando-se adequadamente, fazendo exercícios físicos, etc. Porque depois dos 40, meu irmão, não adiante chorar para Deus, não. Ele não tem nada a ver com a forma irresponsável com que você trata o teu corpo, que na verdade é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO!!!


- Com relação a nossas limitações:
§ Você sabe a hora de dormir.

- Não adianta ficar até altas horas da noite até mesmo em vigílias, se o seu corpo não agüenta mais, meu irmão, principalmente os irmãos idosos. Há líderes que obrigam seus membros a fazerem coisas que a idade ou a condição física não permite. Deus conhece o teu coração. Ele sabe de tudo e não é sacrifício que irá agradá-lo e sim pureza e quebrantamento de coração (Os 6.6).


§ Você separa tempo para descansar
· Deus descansou da sua obra que tinha feito (Gn 2.2,3).
· Jesus descansou (Mc 4.37,38).

- POR QUÊ SÓ VOCÊ, SUPER-CRISTÃO, NÃO O FAZ?
§ Você costuma separar um tempo para laser?
O que você acha que Jesus Fazia quando ia à casa de seu velho amigo Lázaro – ia orar, pastor, pregar o evangelho – irmão, Ele ia conversar, comer uma broa de fubá, tomar um bom chá. É Claro, Ele era Luz no mundo, desta forma sempre havia uma oração, um pedido para a cura de uma enfermidade, ao qual Ele nunca negava, uma conversa sobre o reino de Deus com Maria, que se prostrava aos seus pés para ouvi-Lo, mas o intuito era descansar, ver o amigo, conversar um pouco!
§ Você tem consciência do seu condicionamento físico? Acha que está preparado fisicamente para realizar a obra de Deus?
· Para Jejuarmos, devemos estar bem.
· Para orarmos longas horas devemos estar preparados.
· Para caminharmos longas distâncias para visitar uma família com problemas devemos estar bem
· Para aconselharmos pessoas sobre problemas diversos, devemos ao menos ter capacidade de resolvermos os nossos. Digo isso porque muitas vezes, se você trabalha a frente de uma igreja ou departamento de uma igreja, você terá a sua frente pessoas pedindo um conselho ou uma oração para um problema semelhante ao seu próprio. Você acha que ao escrever esse artigo, de todas essas coisas que eu estou falando não tenho dificuldade em nenhuma? Claro que tenho amado, mas esquecendo das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo que é Cristo Jesus.
· Você pode ter uma ótima vida familiar.

- Com relação aos nossos compromissos com a família
§ Você dá testemunho cristão aos seus familiares?
§ Você tem vida em família? Conversa com seus pais, irmãos cônjuge. Têm tempo para eles? Sabe lidar com os problemas conjugais, sem se desesperar a ponto de querer o divórcio, após o primeiro ovo frito todo arrebentado que sua esposa fizer, ou após o primeiro cano estourado pelo seu esposo na tentativa de arrumar a torneira? Uma vida de paz na família é promessa de Deus, para aqueles que o temem. Isso significa que quando você teme ao Senhor, passa por esses problemas sem dificuldades, pois você pode suporta-los, e suportar os seus familiares, no sentido mais amplo da palavra que é dar base (suporte).


· Você pode ser bem resolvido Psicologicamente.

- Com relação aos nossos sentimentos
§ Namoro e casamento
· Quando namora você conversa ou abrasa-se? Se você abrasa-se quando é ora de conversar e conhecer a pessoa com quem vai casar, na hora de se abrasarem com a benção de Deus, que é dentro do casamento, vocês estarão discutindo a relação!

§ Relacionamento com amigos
· Você entra na de seus amigos ou eles entram na sua? Lembre-se, você deve ser luz e sal!

§ Relacionamento com colegas de trabalho
· No trabalho as pessoas conhecem você como cristão? Ou você é o famoso crente agente secreto? Se você age assim, se sente culpado depois e, a CULPA É A PIOR INIMIGA DO CORAÇÃO!

- Com relação à nossa índole
§ Reconhecimento de si mesmo tanto para o bem quanto para o mal.
· Julgue-se (você é a única pessoa, a qual você tem direito de julgar), faça-o, sinceramente. Pois se você não se conhece e as suas limitações, desejos, falhas, etc, quem pode conhecer na Terra, senão Deus no céu? – Ah, pastor Deus conhece e isso é o que importa – Ele, meu irmão lhe deu poder de livre escolha. Realmente Ele conhece os nossos corações, mas não interfirir-a em nossas ações, desta forma além de Deus, você te que se auto-conhecer e muito bem! Desta forma saberá qual programa de TV pode assistir, com quem pode conversar, que lugares pode freqüentar, etc. Jesus se assentava na roda dos mercadores, prostitutas, dos maiores pecadores. Sabe por quê? Por que Ele se conhecia muito bem! ELE SABIA QUE IA INFLUENCIAR E NÃO SER INFLUENCIADO!

· Você pode ser bem dotado intelectualmente.
- Você lê bons livros, gosta de estudar?
- Aprenda a ouvir as pessoas mais velhas, elas têm muito a nos ensinar, mesmo os não crentes. Saiba ouvir e reter o que é bom e descartar o que não te serve!
- Nosso intelecto (inteligência) é uma maquininha maravilhosa, mas só funciona quando a suprimos de combustível (informação adquirida, por meio de estudo, meditação e análise de problemas, entre outras coisas).
o Saiba, intelecto fraco coopera para um espírito fraco, visto que para aprendermos de Deus usamos a mente.


· Você pode ser Luz em sua Sociedade.

- Com relação a sua posição diante do mundo
§ Que partido político te agrada mais?
§ Você procura imparcialidade nas informações que vê na Televisão?
§ Você toma refrigerante somente por causa da propaganda da TV?
§ Quem é o prefeito de sua cidade? Você conhece algum vereador, ou o trabalho dele na câmara de sua cidade?
§ Por qual motivo você vota em um candidato a algum cargo político?
§ O que você e não os outros, acha de questões polêmicas em nosso tempo como:
· Liberação do aborto...
· Homossexualidade...
· Ecumenismo...
· Liberação do uso da maconha...


CONCLUSÃO:


DEUS PODE TE DAR:
SAÚDE, FORÇA, CAPACIDADE E TUDO MAIS.
MAS SE VOCÊ NÃO TIVER CONHECIMENTO PARA SABER APROVEITAR ISSO, CERTAMENTE SERÁ UM FRACASSADO EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA.

Que Deus ilumine os seus passos para que você possa ser um servo fiel e mais, um amigo e adorador verdadeiro do Senhor!



No amor de Cristo,

Pr. Edison Theodoro Lima.

O meu povo perece por falta de conhecimento - 3a

O MEU POVO PERECE POIS LHE FALTA O
CONHECIMENTO - PARTE IIIa

por Pr. edison Lima




Podemos dizer basicamente que há três áreas onde há necessidade de conhecimento:


1) Conhecimento de Deus e do mundo espiritual.

Acredite você ou não há um mundo espiritual. E nesse mundo existem duas forças que lutam diariamente, 24 horas por dia. Lutam por um único mutivo, nós. Eu e você somos o motivo da disputa interminável que há entre Deus e seus exércitos e Satánas e seus anjos caídos no atual momento. (vide estudo sobre guerra espiritual).
Procure conhecer sobre Deus, seus atributos, sua vontade, seu plano para a humanidade, que remonta já desde a eternidade, mas PRINCIPALMENTE DESDE A CRIAÇÃO. Procure conhecer também sobre o teu adversário, não pense que Deus não quer que que você estude sobre satanás, seus anjos e demônios e sobre todas as suas astutas ciladas. Isso seria um equivoco muito grande, no qual satanás quer que você cai. (Ef 6.12).
Precisamos adiquirir conhecimento sobre as doutrinas Bíblicas fundamentais, como o conhecimento sobre Deus e sua criação (todo o mundo, os anjos e o homem), o conhecomento sobre a origem do pecado original – de satanás – e do pecado no mundo pelo homem, sobre o plano de Deus para a redenção do homem (expiação), sobre a pessoa de Jesus Cristo (seus atributos, humanos e divinos), sobre a Doutrina da salvação, sobre o Espírito Santo de Deus e a Igreja e sobre o final dos tempos. Ainda as doutrinas elementares, como ética cristã, dizímos, mordomia cristã, evangelismo, enfim, há tantas coisas nas quais Deus quer que nos apronfundemos! (Os 6.3).
Todo o conhecimento sobre as coisas de Deus - teologia = teo (Deus) e logia (estudo)- irá nos fazer pessoas, servos de Deus, que se posicionam melhor em oração e em obras, segundo a vontade de Deus. Sem esse conhecimento, somos como alunos de engenharia que cursam o primeiro ano, querendo construir um prédio de 50 andares!



2) Conhecimento do Mundo Material.

O que tem a ver o mundo material com as coisas de Deus? – você pode perguntar - Sobre o mundo material, o que tenho a dizer é que Deus, na grande maioria das vezes somente age sobrenaturalmente em nossas vidas, naquilo que nos é impossível. Isso quer dizer que o possível Ele deixou para que o homem fizessem. É NOSSA RESPONSABILIDADE CUIDAR DAS COISAS MATERIAIS, INCLUINDO NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS.

Por isso é preciso reconhecermos algumas premissas:

1. É preciso compreendermos as coisas naturais. O crente tem um péssimo hábito de espiritualizar tudo na vida. Parece que depois da conversão Deus, traz o céu até ele, tira-o da terra (espiritualmente falando) e o torna imúne a todas as coisas relativas a seu estado natural. Isso é um grande engano. Veja a oração de Jesus em João 17.15 – “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno”. Nós somos homens naturais, com a diferença de que nosso espírito após um encontro com Cristo, foi vivificado pelo Espírito Santo, somos novas criaturas, espiritualmente falando. Mas isso refere-se ao nosso espírito, não ao nosso corpo, que só será transformado na ressurreição, quando da vinda de Crsito para buscar a sua igreja (I Ts 4.17). PERCEBERAM? O espírito já esta pronto após a conversão, mas a carne ainda está sob o jugo do pecado (Gl 5.17; Mt 26.41). Isso que dizer que podemos ficar doentes, e se toparmos com o dedão numa pedra, irá sangrar muito. Isso não quer dizer que Deus não queira nos curar. Quando Ele quer, pode e cura! E mais, nos usa para isso (Jo 14.12; Mc 16.15-18; Tg 5.14,15). Mas nós estamos sujeitos às leis naturais desse mundo. Não é pecado ir ao médico, muito menos sinal de falta de fé! (I Tm 5.23). Muito menos é sinal de vida sem Deus, passar por dificuldades, sejam elas quais forem (financeiras, conjugais, profissionais, etc.) Todos os homens passam por isso, e mais, com certeza um dia morrerão! (Jo 16.33; Rm 3.23; Gn 3,19). Isso só nos mostra que estamos sujeitos às leis naturais da vida neste mundo, por causa do pecado inerente ao homem. – Ah, pastor... Não fui eu quem pecou, foi adão... – Como se qualquer um de nós que estvessemos lá não fossemos pecar também, não é?! Vou contar algo que aconteceu comigo, por eu não dar atenção às leis naturais deste mundo. Deus o permitiu para que hoje eu aprendesse e pudesse estar escrevendo esse artigo, para que você seja abençoado e não cometa o mesmo erro que eu cometi, pela primeira e última vez. Eu já tive meu carro preso pela polícia, por estar com o documento atrasado. Eu estava esperando minhas férias para regularizar o licenciamento; só faltava uma semana. Neste período resolvi sair com o carro no meu bairro. Quando alguém é abordado pela polícia andando a 20Km/hora em seu próprio bairro?! Pois é... aconteceu comigo! E já vi amigos meus, pessoas de bem, trabalhadores, que vivenciaram o mesmo problema. Será que eu poderia orar e dizer: Ah! Senhor, por quê o Senhor permitiu isso, como deixou o seu servo ser envergonhado?! Irmãos isso seria uma oração hipócrita e irresponsável. E mais, isso irrita o Senhor! Eu não posso pular de cabeça de um prédio e achar que Deus tem a obrigação de me salvar (Mt 4.5-7). Documentação de veículo foi feita para estar em ordem e lei para ser cumprida (Rm 13.1; Tito 3.1). Não interessa se a lei não é cumprida para alguns. Isso já é de responsabilidade de quem tem a imcumbência de fazêe-la ser cumprida. A nossa responsabilidade é cumprí-la! No meu caso, naquela acosião eu não estava enquadrado na lei de trânsito que diz, que a documentação deve estar em ordem para eu poder transitar com o meu veículo, mesmo eu tendo pago por ele.

Então, neste primeiro ponto, devemos COMPREENDER as coisas naturais. Vamos ao segundo...


2. Planejar sua vida é outra coisa que depende única e exclusivamente de você. (I Co 1.6; 8.9; 10.23; II Co 3.17; Gl 5.13; I Pe 2.16,15; II 2.18-20). Estes textos bíblicos nos monstram como a responsabilidade que temos juntamente com a liberdade ganha em Cristo é muito importante. Há pessoas que acham que liberdade é fazer tudo que “dá na telha”. Isso não é liberdade, pois esse “tudo que dá na telha”, na verdade é uma forma mascarada de prisão. As pessoas que agem assim, não têm controle sobre suas vidas, não são livres para “ESCOLHER” e, sim fazem de tudo por não terem domínio próprio. E, esse poder de escolha é que é a verdadeira liberdade. Poder dizer não às suas paixões e impulsos, essa é a verdadeira liberdade. Eu “posso matar”, mas não o faço, pois amo a Cristo e ao meu próximo e tenho consciência de que ele é importante, para Deus, para uma família que o ama também, para a sociedade da qual, como eu, ele também faz parte. Eu “posso roubar”, mas tenho a consciência de que o bem em questão não é meu e, que alguém pagou o preço por ele, seja qual for esse preço. Como diz o apóstolo Paulo: “Tadas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”. Esse “EU POSSO”, não quer dizer que Deus lhe permitiu fazê-lo e, sim que Ele te dá “poder de escolha”. E é justamente aí que esta a liberdade; PODER ESCOLHER! ALELEUIA! Aquele que nasceu novamente pela regeneração do Espírito Santo, também pelo fruto que o Espírito gera nele (Gl 5.22), PODE ESCOLHER, Ele não serve a Deus e regeita o mundo porque está amarrado por Deus, mas está preso pelo seu amor. Porém, aqueles que agem segundo a carne (Gl. 5.20,21), não têm essa liberdade, NÃO PODEM ESCOLHER, agem segundo seus impulsos, pois estão sobre o jugo do pecado. Nisto podemos citar algumas das áreas onde nossa liberdade pode nos beneficiar ou até nos prejudicar grandemende, levando-nos até mesmo à MORTE, antes do tempo! E em algumas dessas áreas até mesmo o cristão lavado e remido pelo sangue de Cristo pode se enganar:

a. C A S A M E N T O.
Você conhece alguém que se casou e depois chegou à conclusão de que havia feito algo errado, preciptado? – Ah! Mas é claro, pastor – Pois é, eu também conheço não uma mas várias pessoas que chegaram a essa conclusão. E, sabe por quê isso acontece? Simpes! Falta de planejamento, dúvida, precipitação, falta de confiança, incerteza sobre suas convicções, pessoas que agem pelas emoções e não pela razão. Essas pessoas, quando casam-se acham às vezes que casamento é como desenho animado da princesa e o principe encantado. Amado, no casamento há discórdia! – Credo pastor! – É verdade amado, são duas cabeças pensando e às vezes há divergência de opiniões, mas como eu sei que somos uma só carne “EU POSSO” ceder! São várias as causas, as quais não citarei aqui pois, não é o objetivo desse artigo. Leia um livro que fale sobre namoro, noivado e casamento. Tenho certeza de que se você tiver algum problema nesta área, e orar, buscar aconcelhamento de pessoas cristãs comprovadamente idôneas, que têm experiência e moral para falar sobre o assunto, Deus o abençoará e te dará a resposta para a tua felicidade conjugal. Eu oro por isso, em nome de Jesus.,

b. F I N A N Ç A S.
Outro problema é a vida financeira. – E que problema, pastor! – É irmão, e que problema, principalmente para nós brasileiros, que vivemos num país, onde a corrupção rola solta e impune! Onde os mais abastados cada vez mais sufocam os menos favorecidos (isso em todas as áreas e seguimentos). E por isso devemos saber muito bem o que fazemos com o dinheiro que ganhamos e, também devemos procurar ganhar o máximo que pudermos, dentro de nossa limitação! – Nossa pastor, procurarmos ganhar mais e mais dinheiro. Isso é de Deus? – É claro que é meu irmão! Sabe, existe uma frase muito popular que diz que “O dinheiro é do diabo”. Mas eu digo a você: “QUER VER O DIABO? FIQUE SEM DINHEIRO!!!
O dinheiro ganho honestamente e bem aplicado, principalmente no reino de Deus, bem como para suprir as nossas NECESSIDADES e até a de nossos semelhantes, é de Deus, sim! A falta de planejamento de como ganhar ou gastar é que não é de Deus. E outra coisa muito importante: ESTAR ENDIVIDADO, NÃO É SINAL DE PECADO OU FALTA DE VIDA COM COM DEUS! Simplesmente é FALTA DE PLANEJAMENTO E SABEDORIA DE COMO INVESTIR O QUE SE GANHA. E Deus não tem nada a ver com isso. Isso faz parte da vida neste mundo e, nós temos que aprender como viver. As igrejas estão cheias de homens e mulheres de Deus, cheios do Espírito Santo, pessoas de oração, tementes a Deus e que se encontram em situação financeira difícil. Por não saberem lidar com o dinheiro que ganham, ou por não souberem ganhar dinheiro! É amados, precisamos aprender a ganhar dinheiro, pois não dá para pagar contas sem ele! Leia um livro de um escritor, comprovadamente idôneo e servo de Deus, que ‘fale sobre planejamento, propósitos e vida financeira. Tenho certeza de que Deus o abençoará.

c. P R O F I S S Ã O.
Da mesma forma que a vida conjugal e a vida financeira, a escolha de uma profissão depende do poder de escolha do indivíduo. Desde a adolescencia, a pessoa deve ser estimulada a escolher o que fazer da vida. Isto entre outras coisas, é tarefa dos pais, que têm que ter sabedoria para educar seus filhos - educação vai além de bons modos, ou como saber tratar alguém. É fazer alguém compreender e filtrar toda a informação que recebe e aprender a usá-la – Além disso, a resposabilidade sobre o que se pretende ser é da própria pessoa. E quanto antes a pessoa se decidir, melhor será para sua carreira. Existem jovems que não foram educados corretamente quanto a isso e pensam que a vida é festa, diversão, etc. Esses jovens certamente pagarão um preço alto por isso, trabalhando no que não gostam, ganhando muito menos do que merecem e com o que não podem nem se sustentar e muito menos a uma família, tendo que trabalhar em horários extras, nos quais era para estar descansando e vivendo em comunhão com a família, na igreja, etc. Isso tudo por que não escolheram na hora certa “O QUE FAZER” e, principalmente, “COMO CONSEGUIR FAZER”, que é ESTUDANDO, SE PREPARANDO.

d. S A Ú D E D O C O R P O
Deus, entre outros nomes, é conhecido como Jeová Raphá, ou o Deus que Sara. Sim, Ele cura todas as nossas enfermidades, segundo a sua vontade, é claro. Jesus levou todas as nossas enfermidades sobre si na cruz do calvário.
Mas por quê existem crentes doentes? A resposta é simples, mas não pouco extença, por isso numerei algumas respostas que creio, Deus colocou eu meu oração com relação a isso, as quais quero compartilhar com você:

1º Temos que entender que as enfermidades são inerentes, ou seja, estão ligadas ao corpo humano, seja de uma pessoa que não conhece a Cristo ou de um cristão nascido de novo, cheio do Espírito Santo. O pecado do homem acarretou em morte e, essa consequência, Deus não retirou, nem mesmo daqueles que aceitaram a Cristo (Jo 16.33; Rm 3.23; Gn 3,19). Desde o primeiro dia que nascemos, nossas células começam a morrer e quanto mais o tempo passa mais se acelera esse processo e mais incapaz de repor as células mortas se torna o nosso corpo, por isso o osso quebrado de uma criança se calcifica mais rápido do que o de um adulto e mais ainda do de uma pessoa idosa. - Mas e o corpo incorruptível do crente pastor? – Isso é promessa de Deus para a vida eterna irmão, não para esse mundo (I Co 15.52-58; Mc 12.25; Fl 3.21). Em Isaias 53.5, a promessa tem duas facetas, diz respeito a cura que pode acontecer neste tempo, por intermédio do poder de Deus, mas o texto é muito mais profundo do que imaginamos, se estudarmos seu contexto, que neste caso é praticamente a Bíblia toda! O texo é referente a algo que acontecerá ainda no futuro, na eternidade. O termo “...LEVOU “TODAS” AS NOSSAS ENFERMIDADES...” sugere isso. Se fosse isso no tempo presente, significaria que ninguém que aceitasse a Cristo ficaria doente de forma alguma. E isso podemos ver a olho nú, que não é verdade. Todos os dias morre um cristão fiel. Neste momento em que escrevo, está acontecendo o sepultamento de uma pessoa que conheço, que passou a vida trabalhando para o Senhor e, que teve um acidente vascular cerebral hemorrágico. Essa irmã trabalhou para o Senhor, criou os filhos ensinando-lhes o evangelho e orou durante anos para a conversão do esposo, que enfim aceitou a Cristo. E, sabem, meia hora antes de sofrer o AVCH, ela orou para uma mulher que foi até a sua casa pedir oração, pois muitos de seu bairro a conheciam e procuravam-na para isso. Essa irmã ficou cerca de um mês na UTI de um Hospital e ontém, o Senhor a levou. Com certeza a teria levado antes não fosse a intervenção médica, inclusive com uma tentativa cirúrgica. Deus permitiu isso, Ele mesmo deu a capacidade para o homem de crescer intelectualmente, o que acarretou no desenvolvimento da ciência, inclusive da medicina, que em alguns casos salva muitas vidas. No caso dessa irmã, foi vontade permissiva de Deus que ela não continuasse a viver entre nós. Digo vontade permissiva, pois a doença pode ter até sido provocada por um descuido da irmã. Mas se foi vontade de Deus a sua partida, por que não levá-la imediatamente e deixar a família sofrer por um mês? Por que o sofrimento da irmã no hospital? Talvés para provar que Ele dá a vida e a tira quando quer. E que quando Ele quer nenhum cientista, médico, engenheiro ou homem algum por mais sábio que seja, pode impedir. Quantos casos de pessoas que estavam praticamente mortas em um leito de hospital, totalmente desenganadas e que foram restaradas à vida, deixando médicos e enfermeiros atônitos, a ponto de exclamarem: “Milagre!”. Amados, não sejamos ignorantes sobre as coisas de Deus. Endendamos a sua vontade e propósito para as nossas vidas, tanto para a vida futura, quanto para esta também.

2º O cuidado do corpo é nossa responsabilidade (I Co 6.18-20). O que fazemos hoje, com certeza colheremos amanhã. Se você não dorme direito, não se alimenta bem e vive uma vida totalmente desrregrada, você acelerará o processo de degradação do seu corpo, que acontecerá muito mais lentamente se você o preservar.


Tendo isto em vista, podemos dizer que:

a) Estamos sujeitos a enfermidades e a limitações físicas.
b) É de nossa responsabilidade cuidar de nosso corpo, com alimentação correta, com noites de sono adequadas e satisfatórias, com exercícios físicos, para que possamos previnir as doenças. É importante não nos espormos a situações que causarão essas enfermidades, bem como é bom cuidarmos de nosso corpo no sentido de tratarmos de uma enfermidade com medicamentos (I Tm 5.23). Isto de forma alguma cancela o poder de Cristo de nos curar. A Palavra de Deus é clara em dizer que podemos ser curados pelo Senhor (Ex 15.26; Is 53.5; Mt 8.16; 9.12; 10.8; Tg 5.14,15). Deus é o mesmo ainda hoje e será para sempre e certamente ainda cura (Hb 13.8). Além disso, o Espírito Santo que hoje opera na igreja também usa seus servos, entre outras coisas para curar (I Co 12.7-9).

e. A D M I N I S T R A Ç Ã O D O T E M P O.
A administração do nosso tempo é muito importante. Disto depende toda a nossa vida aqui na terra.
Ao contrário de Deus, os ponteiros do nosso relógio têm voltas contadas. Uns mais, outros menos, mas todos se encaixam nesse quadro, que é o óbvio: Nós Morreremos! Além disso, vivemos em uma era temporal, ou seja, para nós, há dia, noite, finais de semana, feriados, hora de trabalhar, hora de se alimentar, dia de pagar as contas, etc. Esse amontoado de atividades estão inseridas dentro do nosso tempo, que para nós tem vinte e quatro horas por dia, sete dia por semana, trinta dias por mês, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, etc., E dentro dese tempo, temos que desenvolver nossas atividades. Desta forma amados, quanto melhor administrarmos nosso tempo, mais e melhor viveremos.
Você quer um exemplo de perda de tempo? Eu vou dar:

Chama-se “FILA”.

A fila foi criada para que você perca tempo em lugar de outra pessoa e principalmente de uma empresa. No caso, do banco, do mercado, etc.
A fila é o melhor funcionário de uma empresa que presta serviço ao público. Seja um supermercado, um banco, ou algum departamento do setor público. Imaginem 200 pessoas para serem atendidas. Todas têm o direito de serem atendidas na mesma hora. Isso é fato e é direito. Mas ninguém exige esse direito, principalmente no Brasil. Desta forma em vez de o mercado ou o banco contratarem 200 pessoas para o atendimento, seja no caixa ou no balcão, contratam 10 pessoas apenas. E MAIS UM FUNCIONÁRIO, QUE É O MAIS EFICIENTE DE TODOS. ELE COORDENARÁ O FLUXO DESSES 200 CLIENTES QUE SERÃO ATENDIDOS POR ESSAS 10 PESSOAS, LEVANDO-AS AO ATENDENTE CERTO, NA HORA CERTA, COM UMA EFICIÊNCIA INIMAGINÁVEL. ESSE FUNCIONÁRIO VERIFICA QUAL ATENDENTE ESTÁ DISPONÍVEL, E IMEDIATAMENTE CONDUZ UM CLIENTE ATÉ ELE. ELE SEM DÚVIDA É O MAIS IMPORTANTE FUNCIONÁRIO EM QUALQUER SETOR DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

ESSE FUNCIONÁRIO CHAMA-SE FILA.

Ela não sai para o almoço. Todos os funcionários do banco vão almoçar. Mas a fila está ali. Fiel e imóvel. Ela não faz greve. Todos os funcionários fazem greve, mas a FILA, NÃO. Ela está ali, a espera de um atendente. Ela não recebe salário, não pede aumento. O máximo que faz e murmurar baixinho, a ponto de nem chamar a atenção do dono da empresa. ESSA É A FILA, O FUNCIONÁRIO ENCARREGADO DE ROUBAR O SEU TEMPO PARA POUPAR O TEMPO E O DINHEIRO DAS EMPRESAS QUE DEVERIAM ATENDÊ-LO COM QUALIDADE EFICIÊNCIA E, PRINCIPALMENTE, RAPIDEZ! Tempo que você poderia estar usando para qualquer outra coisas E QUE VOCÊ NUNCA MAIS TERÁ DE VOLTA. Há pessoas que chegam a ficar duas, três, quatro horas numa fila. Outras acordam de madrugada para entrarem na fila e passam o dia todo nela, como as pessoas que procuram o serviço do INSS ou algum atendemento de saúde pública no Brasil. Imagine que você ganha R$1500,00 por mês, isso significa que você ganha R$50,00 po dia, que divididos em 10 horas (para arredondar) de trabalho diário são R$5,00 por hora. Agora imagine que você foi a um parque de diversões e pagou R$50,00 para passar o dia ali e aproveitar de todos os brinquedos. VOCÊ DEU UM DIA, DEZ HORAS DO SEU TEMPO PARA PODER ENTRAR ALI E APROVEITAR DE TODOS AQUELES BRINQUEDOS MARAVILHOSOS. Observe... SEU TEMPO VALE R$5,00 POR HORA. Quando você vai a um desses parques fica em média 2 horas na fila de um brinquedo bastante popular. Isso significa que se você for a quatro desses brinquedos, GASTARÁ OITO HORAS, ou seja, 8xR$5,00 = R$40,00! É... seu tempo vale isso amado! Você pagou R$50,00 para entrar no parque achando que com isso teria o direito de brincar em quanquer brinquedo. Que engano! Para brincar em apenas quatro deles, você terá que pagar mais R$40,00 (em tempo) para brincar. Isso é tão sério, mas ninguém percebe. De dez horas que você passa no parque, se brincar em quatro brinquedos populares, oito é na fila! Parado, torrando naquele sol, ou molhando-se na chuva. Eu já fiz isso maitas vezes, sem ter esse conhecimento, que Deus me deu de presente por intermédio de um senhor de idade já avançada. E adivinha aonde foi? NUMA FILA!
Você com certeza já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”. Pois bem, agora você sabe o que significa.
Saiba de uma coisa, você será cobrado de Deus um dia, com relação a administração do seu tempo!
O que você está fazendo com esse bem tão precioso que Deus te deu? Você está preocupado com o que? Você trabalha durante oito horas por dia para investir o seu dinheiro em que? O tempo que te sobra, ocioso, você aproveita para quê?
Deus te deu em média, oito horas para dormir, pois o seu corpo precisa desse tempo para repor as energias. Sua mente precisa descansar e recompor-se do cansaço. Você está usando esse tempo adequada e sabiamente, para dormir e repousar, ou está usando-o para assistir programas de televisão até altas horas da noite? Se é assim, poderia então estar lendo a Bíblia, ou numa vigilia, ou lendo um bom livro! Isso vez ou outra pois precisamos dormir e bem!
Você adolescente, jovem, é tempo de estudar e se preparar para o futuro. Escolhendo sua profissão, dedicando-se aos estudos. É isso que você está fazendo agora?
Saiba, Deus irá cobrar esse tempo de você. E mais existem inúmeras consequências imediatas nesta vida, com as quais você terá que arcar, se administrar mal o seu tempo. Saiba: “O INSTANTE QUE PASSOU, NUNCA MAIS VOLTARÁ!”.

Então, neste segundo ponto, devemos SABER ADMINISTRAR A NOSA VIDA EM VÁRIAS ÁREAS DIFERENTES. Vamos ao TERCERO?

continua...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O meu povo perece por falta de conhecimento - 2



O MEU POVO PERECE POIS LHE FALTA O CONHECIMENTO


PARTE II







Quando falamos em servir a Deus e conhecê-lo, devemos ter em mente que isso quer dizer em primeiro lugar tê-lo como Senhor de nossas vidas. Esse é o primeiro passo para uma intimidade ainda maior com o Senhor.
Para entendermos isto, basta buscarmos o significado real da palavra Senhor, palavra que vem do Latim: “Domini”, da qual também se deriva outras palavras, como domínio, dominador, ou seja, senhor é aquele que tem o domínio sobre o seu servo. Sendo assim, quando a Palavra de Deus nos orienta a reconhecermos o senhorio de Jesus Cristo, está nos ensinando que Ele deve ser o dominador de nossas vidas, aquele que tem o controle. Eu poderia falar por horas sobre o fato do Senhorio de Cristo, mas isso é fato que se constata na Palavra Escrita de Deus. Mais importante ainda é conhecermos a Deus profundamente. Esse conhecimento é que está sendo colocado em pauta em Oséias 4.6. O conhecimento de quem é Deus e do que ele representa e quer para as nossas vidas.
Jesus nos falou sobre conhecermos a Deus profundamente, quando ensinou os discípulos a andarem segundo seus ensinamentos: (Jo 14.7,9,17,20; 15.15). O Senhor Jesus chega a dizer que aqueles que conhecem a Ele e ao Pai, não são chamados de servos, mas sim de amigos, ou seja, o conhecimento muda o tipo de relacionamento, de senhor e servo para um relacionamento de amizade com Deus!
Estamos vivendo tempos difíceis, onde o conhecimento de Deus está deturpado. Há pessoas dizendo ou fazendo coisas, que Deus nunca permitiria ou com as quais jamais compactuaria. Essas mesmas pessoas usam o nome de Deus, como se Ele estivesse no meio dessas coisas. Quando digo estas coisas – vamos “dar nome aos bois” - estou falando de falsos ensinamentos como (o radicalismo da teologia da prosperidade, que diz que crente não fica doente, que crente que passa por dificuldades, sejam matérias ou até de ordem emocional, conjugal, etc., e se ele encontra-se em alguma dessas situações é porque está em pecado ou tem algum problema a ser resolvido com Deus, como se o cristão não passasse por dificuldades (Jô 16.33). As pessoas que assim agem, deturpam textos bíblicos como o de (Fl 4.13) SOBRE O QUAL DIZEM QUE PODEM TUDO, isso porque lhes falta o conhecimento de Deus e até de como estudar a sua Palavra, pois se o tivessem, leriam primeiro o contexto anterior em (Fl 4.12), onde Paulo diz: (Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.), ou seja, o texto de Fl 4.13 é apenas uma afirmativa da verdade expressa em Fl 4.12, de que Paulo estava preparado para padecer por causa do evangelho e, não de que Ele era um “Super-Homem”, que não tinha problema algum. (Rm 7.15-20; II Co 12.78-10). Há ainda a teologia da hereditariedade espiritual, que diz que os males de uma geração passam para outra se não houver uma quebra de maldição. Deus diz em (Dt 7.4,5), que é Deus que “visita a iniqüidade dos pais nos filhos...”, porém diz logo abaixo no contexto (Dt 7.6), que é Deus misericordioso para aqueles que o amam e obedecem os seus mandamentos. TEMOS AINDA UMA CONFIRMAÇÃO TREMENDA DA JUSTIÇA E MISERICÓRDIA DE NOSSO DEUS PARA OS QUE LHE OBECEDEM, MESMO QUE SEUS PAIS TENHAM SIDO PECADORES em (Ez 18.1-25). Esse texto derruba qualquer afirmação de que há maldição hereditária. E aqueles que praticam tal ensinamento são lobos em pele de cordeiro, enganadores e falsos profetas ou no mínimo não têm o menor compromisso com a verdade expressa na Palavra de Deus, seja por ignorância - menos mal - ou por displicência mesmo. Ora se aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, automaticamente nossos pecados foram perdoados – Jô 3.16; 1.12, passamos a ter a vida eterna – 1 Jo 5. 11-13 e o caráter de Cristo e somos novas criaturas – 2 Co 5.17 e essa obra é o Espírito Santo de Deus quem faz, através do Fruto do Espírito – (Gl 5.22). Se nós andamos com Cristo, se obedecemos a Ele e amamos a sua Palavra, NÃO PRECISAMOS FICAR REPETINDO “MANTRAS” DE QUEBRA DE MALDIÇÕES, pois o nosso coração já foi mudado e o nosso rumo certamente será diferente até se nossos pais por ventura tiverem feito algum mal como vimos em (Ez 18.1-25).
Esses tempos difíceis e de frieza espiritual foram previstos pelo Senhor. Pela ação do Espírito Santo Jesus nos ensinou que haveria tempos assim. Mas que deveríamos permanecer arraigados na videira que é Ele – Cristo Jesus – Jô 15.1-8. Neste texto o Senhor nos ensina que para permanecermos nele é preciso conhecer a sua Palavra. “... se as minhas palavras estiverem em vós...”. E para conhecermos a Palavra de Deus é preciso ler, estudar, meditar, examinar com cuidado e com zelo, para podermos fazer tudo que Ela nos ensina (Js 1.8).
Quando a igreja assim o faz, deixa de ser aleijada. É isso mesmo, infelizmente há várias “células” – partes - do Corpo de Cristo, que estão defeituosas e isso é sério, pois o Corpo de Cristo é perfeito. E o cérebro, ou seja, a cabeça, que é Cristo procura eliminar as imperfeições, isso é natural em qualquer organismo e, foi por isso que Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu acerca da igreja, comparando-a ao corpo humano, tanto pelo fato de todas as partes serem importantes e de igual valor, como pelo fato de nos ensinar acerca de células que morrem (I Co 6.15; I Co 12). Por isso Jesus nos orientou em (Jo 15), que aquele que não produz bom fruto é cortado e lançado fora. Neste contexto, o Pai que é o lavrador, corta as partes ruins da videira. Há outras passagens na Palavra de Deus falando de “partes ruins” do corpo de Cristo, sendo deixadas para serem arrancadas no final de todas as coisas, como na parábola do trigo e do Joio. (Jô 13.24-40). Isso, porque Deus não quer lançar a ninguém fora de sua presença (Jo 6.37). Mas há casos em que infelizmente isso acontece, por isso é bom que sempre estejamos buscando a sua face.
O conhecimento de Deus é fonte segura para aqueles que desejam realmente servi-lo e mais, serem seus amigos com foi Abraão, Davi e tantos outros que alegraram o coração do Senhor. Esses homens cometerem vários delitos contra a vontade de Deus. Naturalmente, eram homens, mas eram homens que amava a Deus e a sua vontade a ponto de prantearem de rosto em terra, quando pecavam. Humilhavam-se e pediam direção do Senhor para retomarem ao caminho certo, segundo a vontade de Deus. Esses homens sequer tinham o privilégio que temos hoje, de ter a Palavra Escrita, finalmente posta diante de nós, como lâmpada (Sl 119.105) e cajado (Sl 23.4) que nos corrige, nos orienta e nos consola.


O conhecimento da Palavra de Deus nos leva a entendermos e amarmos nossos irmãos não importando seus defeitos.
O conhecimento da Palavra de Deus leva-nos a orar segundo a vontade de Deus que está muito além da nossa compreensão e de nossa vontade mesquinha, material e imediatista (Is 55.8,9), que visa sempre o bem próprio e nunca o do reino de Deus, ou o amor pelas almas perdidas.
O conhecimento da Palavra de Deus leva-nos a ter a bendita esperança na volta de Cristo (Tito 1.1-3) e na consumação definitiva de todo o seu plano que já está traçado antes da fundação do mundo (I Pe 1.18-21).
O conhecimento da Palavra de Deus leva-nos a servi-lo a cada dia, procurando com zelo andar segundo sua vontade, consequentemente, leva-nos a uma vida de santidade e intimidade com Ele, através da oração (Ef 6.11-18).


POR FIM A PALAVRA DE DEUS NOS SANTIFICA, OU SEJA, NOS SEPARA DO MUNDO PARA DEUS. (Jô 17.17). E ISSO É MUITO FUNDAMENTAL, POIS SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ A DEUS! (Hb12.14).

“O CONHECIMENTO E A PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS NOS LIBERTAM FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUALMENTE, PARA VIVERMOS EM NOVIDADE DE VIDA. NÃO MAIS COMO ESCRAVOS DE VÃS FILOSOFIAS E FALSOS ENSINAMENTOS, MAS LIVRES EM CRISTO JESUS”.


AMÉM!


Que todos possam procurar com zelo a Estatura de Varão Perfeito !


Pr. Edison Theodoro Lima

terça-feira, 16 de junho de 2009

O meu povo padece por falta de conhecimento - 1

O MEU POVO PERECE POIS LHE FALTA O CONHECIMENTO


PARTE I





POR
Pr. EDISON THEODORO LIMA




Quando olhamos para o povo de Deus em todas as épocas, percebemos algo muito controverso com a real vontade do Senhor para esse povo. Notamos uma falta de conhecimento e maturidade que não condizem com o projeto do Senhor para nossas vidas. Vemos o povo de Israel no Egito como escravo, o sofrimento no deserto até a terra prometida, os erros de reis e profetas, como Davi, Jonas e outros. Vemos Deus dirigindo e corrigindo inúmeras vezes esse povo, seus servos. Vemos o Senhor os levantando e orientando, como se um precioso tempo houvesse sido perdido. Mas com sua infinita sabedoria e poder, além de seu infinito amor e misericórdia, sempre colocados em ação na hora providencial acabava por dar novo rumo e até nova vida a esse povo. No Novo Testamento não foi diferente. Os discípulos não entenderam a mensagem de Jesus logo de início e mesmo depois de sua morte e ressurreição e tiveram grande dificuldade em permanecer firmes mesmo sendo orientados pelo próprio Senhor, ressurreto! E quando então foram cheios do Espírito Santo, ainda assim tiveram grande dificuldade em compreender que o plano de Deus era a salvação de todos os homens, inclusive gentios, não só judeus. Por isso permaneceram em Jerusalém por cerca de 20 anos, até que Deus os dissipou, por meio de uma perseguição (vontade permissiva de Deus). Sendo assim, muitos desses discípulos, uns agora apóstolos diretos do Senhor acabaram por ter que levar consigo o evangelho de Cristo, à Samaria e toda a Judéia. Mas ainda faltavam os confins da Terra e, para isso, não teve jeito, Deus teve que levantar outra pessoa, que não um dos doze, Saulo de Tarso, que teve seu nome mudado para Paulo.
Notamos uma dificuldade imensa do ser humano em entender os propósitos de Deus para sua vida e, isso o próprio Senhor já nos advertiu várias vezes, no AT (Dt 30.19; Js 1.8; II Cr 7.12-17) e também no NT (I Tm 6.11; II Tm 2.15-23).
Durante séculos, na idade média a Palavra de Deus foi mal interpretada e até negada aos pessoas menos favorecidas, pois a aristocracia, os cleros, achavam ser essa classe de pessoas indigna de ler a Palavra de Deus, ou mesmo incapaz de entende-la.
E aí eu faço uma pergunta a você caro leitor. Por que isso ocorre? Será que Deus não pode mudar essa situação, ou Ele simplesmente não quer? A resposta, podemos encontrar na passagem de Jo 6.64-68, quando Jesus pergunta aos 12 discípulos, se eles, assim como muitos dos outros discípulos que haviam voltado para trás depois de uma dura, mas necessária palavra do mestre, queriam também ir embora. Ao que respondeu Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna". Nesta passagem podemos aprender basicamente duas coisas:


1) Deus nos dá poder de livre escolha. Podemos fazer o que bem entendermos. É isso mesmo. Podemos andar com quem quisermos, fazer o que quisermos, enfim podemos até Pecar !!! Misericórdia pastor! - Você pode dizer - Mas é exatamente isso amado irmão. Porém, Deus não nos isenta das consequências que nossos atos podem ter. E é aí que mora o perigo. Nós seres humanos pela natureza pecaminosa, devido à queda original, não somos muito bons em escolher as coisas certas para a nossa vida. Isso, nós podemos perceber muitas vezes até nas coisas mais triviais, como na escolha de uma profissão, do namorado ou namorada, na hora certa de fazermos algum negócio, etc. Imaginem então as coisas espirituais !

2) O Espírito Santo pode nos orientar a tomar a decisão certa! Com certeza Pedro foi usado pelo Espírito Santo para proferir aquelas palavras. "...Tu tens as palavras da vida eterna...". Da mesma forma devemos pedir orientação de Deus para que possamos fazer a escolha certa, tomar o rumo certo para nossas vidas, principalmente nas questões espirituais, que envolvem nosso futuro eterno.
O Senhor nos adverte:
"Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres. O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" Dt 30.16-19.


Continua...