sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VISÃO DA BÍBLIA COMO UM LIVRO ANTIGO - PARTE 2

A. Os dois testamentos

A Bíblia está dividida em duas seções conhecidas como Antigo e o Novo Testamento. A palavra "testamento" foi originalmente traduzida como "aliança" ou "pacto" que Deus fez com seu povo. O Antigo Testamento contém 39 livros e o Novo, 27. O AT tem esse nome por ser a antiga aliança que Deus havia feito com Abrão e renovado com os patriarcas e com Davi. Tem sentido único de concerto, pacto, pois era o pacto que Deus havia feito. Já o NT, é a nova aliança que Cristo fez conosco por meio de seu sangue, além de ter também o sentido de “testamento”, que uma pessoa faz para outra herdar na ocasião de sua morte. O testamento que Cristo nos deixou na ocasião de sua morte de cruz, ou seja, a vida nova por intermédio de seu sangue e a certeza da vida eterna !

B. Divisões do Antigo Testamento

O Antigo Testamento tem 39 livros que foram escritos originalmente em hebraico, língua oficial da nação Israelita, com exceção de pequenos trechos que o foram em aramaico (livro de Esdras, Jeremias e Daniel), sendo a mais extensa em Daniel, que vai de 2.4 a 7.28. O aramaico era a língua que Israel havia trazido do seu exílio da Babilônia. Há também algumas palavras persas, sendo a Pérsia uma das nações que dominou sobre o império babilônico. Daniel viveu na Babilônia desde o imperador Nabucodonosor, imperador mais proeminente desta nação, até o império medo-persa. Os 39 livros do A.T, estão classificados em 4 grupos, conforme os assuntos a que pertencem: LEI, HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA.

Vejamos os livros por cada grupo:

a) LEI. São 05 livros: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômio. São comumente chamados de “O Pentatêuco”. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da Lei e do estabelecimento da nação de Israel.
b) HISTÓRIA. São 12 livros: de Josué a Ester. Ocupam-se da história de Israel nos seus vários períodos: a) Teocracia, sob os juízes. b) Monarquia, sob Saul, Davi e Salomão. c) Divisão do reino e cativeiro, contendo os relatos dos reinos de Israel - (reino do norte, constituído de dez tribos) e Judá (reino do Sul, constituído das tribos de Judá e Benjamim) este levado em cativeiro pela Babilônia e aquele pelos Assírios. O reino do norte, Israel, desapareceu devido a sua constante desobediência a Deus, tendo eles se misturado com os assírios, surgindo daí, inclusive, os samaritanos. Judá retorna a Jerusalém com Zorobabel, Esdras e Neemias, em conjunto com os profetas contemporâneos a essa época. Daí surge o termo Judéia, relacionado à região que compreendia os limites da nação Israelita, sendo esta depois subjugada pelo império romano.
c) POESIA. São 05 livros: de Jó a Cantares de Salomão. São chamados poéticos, não porque sejam cheios de imaginação e fantasia, mas devido ao gênero do seu conteúdo. São também chamados devocionais.
d) PROFECIA. São 17 livros: de Isaías a Malaquias. Estão subdivididos em:
a. Profetas Maiores: de Isaías a Daniel. (05 livros)
b. Profetas Menores: de Oséias a Malaquias. (12 livros)
Os nomes maiores e menores não se referem ao mérito ou notoriedade do profeta, mas ao tamanho dos livros e à extensão do ministério profético, ou seja, sua duração.
Nas Bíblias de edição católico-romana, os livros de 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis, são chamados de 1,2,3 e 4 Reis, respectivamente, 1 e 2 Crônicas são chamados de 1 e 2 Paralipômenos. Esdras e Neemias são chamados de 1 e 2 Esdras. Também nas edições católicas de Matos Soares e de Figueiredo, o Salmo 9 corresponde nas versões de Almeida, aos Salmos 9 e 10. O numero 10 é o nosso 11. Isso vai assim até os Salmos 146 a 147 que nas nossas compreendem o salmo 147. Deste modo, os três últimos Salmos são idênticos em qualquer uma das versões acima citadas. Essa diferença de numeração, em nada afeta o texto em si, e não poderia ser doutra forma, sendo a Bíblia o Livro do Senhor !
Nas nossas Bíblias, os livros do A.T estão classificados por ordem de assunto. Essa classificação vem da Septuaginta – de setenta - (versão grega do A.T em hebraico, que leva esse nome, por ter sido escrita, segundo uma tradição judáica, por uma comissão de setenta e dois jedeus, dirigida aos judeus de língua grega. Há outras versões de como a Septuaginta foi escrita, sendo por volta de 250 a 150 a.C). Ela teve como base o AT hebraico. É a Bíblia mais antiga que temos, mesmo não havendo hoje, nenhuma parte dos originais. Somente as cópias, das quais a mais antiga data de 325 d.C. Na confecção da septuaginta vê-se a provisão de Deus para que a sua palavra fosse difundida, já que a língua comercial da época era justamente o Grago. Foi com a septuaginta que surgiu a divisão do AT, como temos hoje em nossas Bíblias, ou seja, LEI, HISTÓRICOS, POESIA, PROFÉTICOS. No caso da classificação por assunto, não é levada em canta a ordem cronológica dos livros, ou seja, a ordem por datas em que foram escritos. Ex. Gêneses (1521-1500 a.C) antes de Jó (1521 a.C – provavelmente o primeiro livro do AT a ser escrito), Mt (60 d.C) antes de I Ts (51. d.C – primeiro livro do NT a ser escrito). Isso é diferente no AT Hebraico, que é disposto cronologicamente. Neste caso, o leitor inexperiente, poderá fazer grande confusão se quiser agrupar os assuntos de nossas Bíblias cronologicamente. Ex. Genesis é o livro dos começos, mais muitos fatos que ele relata, por exemplo a história de José no egito, aconteceram muitos anos depois de Jó existir, apesar do livro de Jó estar situado após o livro de Gênesis, justamente pelo agrupamento em ordem de assunto. No caso de Gênesis e Jó, isso se dá por causa da criação (início de tudo) que é relatada em Gênesis.

O Antigo Testamento hebraico é dividido em três seções:

- A Lei (Torah), cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.
- Os Profetas (Nebhiim), oito livros: Primeiros Profetas - Josué, Juízes, Samuel e Reis; Últimos Profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os últimos doze: (de Oséias a Malaquias, esses doze para os judeus são considerados um só livro, apesar de ter tido cada um um escritor diferente).
- Os Escritos (Kethbhim) - às vezes chamados de Salmos, inclusive por Jesus Lc 24.44, onze livros, sendo: Livros Poéticos - Salmos, Provérbios e Jó; Os Cinco Pergaminhos: (Megilloth)
- Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Ester e Eclesiastes; Livros Históricos - Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas. O LIVRO DE DANIEL apesar de ser um livro que contenha profecias e em nossas Bíblias ser classificado como profético é considerado histórico para os judeus, por relatar a História do povo de Israel na Babilônia.
Em vez de 39 livros, como temos nas nossas Bíblias referentes ao Antigo Testamento, os Judeus têm 24, devido à divisão vista assima, desta forma temos:
- Os dois livros de Samuel....................................... 01 Livro
- Os dosi de Reis...................................................... 01 Livro
- Os dois de Crônicas............................................... 01 Livro
- Os dois, Esdras e Neemias..................................... 01 Livro
- Os doze Profetas Menores...................................... 01 Livro
- Os demais livros do AT......................................... 19 Livros
- Total............... 24 Livros

Estas divisões estão de acordo com as palavras de Jesus, veja Lc 24:44. O Antigo Testamento é algumas vezes mencionado abreviadamente como a "lei e os profetas" (Mt 5:17; 11:13; At 3:15). Ainda mais brevemente, o termo "Lei" parece incluir as outras divisões (Jo 10:34; 12:34; 15:25; I Co 14:21).

C. Divisões do Novo Testamento

O N.T, tem 27 livros. Foi escrito originalmente em grego; não o grego clássico dos grandes pensadores e eruditos, mas o grego conhecido como Koine (Koiné), ou seja, popular, língua grega falada pelo povo (comerciantes, pescadores, etc). Seus 27 livros estão classificados em 4 grupos conforme os assuntos a que pertencem.

- BIOGRÁFICOS. São 04 livros: Mateus, Marcos, Lucas, João. (vida de Cristo)
- HISTÓRICOS. um livro: Atos.
- PEDAGÓGICOS, conecidos como Epistolas (EPÍSTOLAS) - do grego - que significa CARTAS. (Por isso os chamamos de Epistolas ou Cartas) São 21 livros: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.
- PROFÉTICO. um livro: Apocalipse.

D. Capítulos e versículos

A Bíblia antes, não era dividida em capítulos e versículos, o que se deu da seguinte forma:

Divisão em capítulos: Por volta de 1250, pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras.

Divisão em versículos: Em duas etapas: A.T em 1445 pelo Rabi Nathan; N.T. em 1551, por Robert Stephans, um impressor de Paris. Steves publicou a primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555.
A Bíblia contém: 1.189 capítulos e 31.173 versículos.
A.T. : 929 capítulos e 23.214 versículos
N.T. : 260 capítulos e 7.959 versículos

O número de palavras e letras depende do idioma e da versão. O maior capítulo é o Salmo 119 e o menor o Salmo 117. O maior versículo está em Ester 8.9; o menor em Êxodo 20.30. (isso, nas versões portuguesas e com exceção das chamadas “Traduções Brasileiras”, onde o menor é Lucas 20.30). Em certas línguas, o menor é João 11.35. Os livros de Ester e Cantares não contém a palavra Deus, porém a presença de Deus é evidente nos fatos neles desenrolados, mormente em Ester. Há na Bíblia 8.000 menções de Deus sob vários nomes divinos e 177 do Diabo sob seus vários nomes.
A vinda do Senhor é referida direta e indiretamente 1.845 vezes, sendo 1.527 no AT e 318 no NT. Não é esse um assunto para séria meditação ?
O Salmo 119 tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada uma. O número 22 corresponde ao número de letras do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra desse alfabeto, e, dentro de cada seção, todos os versículos começam com a letra da respectiva seção. Caso semelhante há no livro de Lamentações de Jeremias. Ali, em hebraico, os capítulos 1,2,4 têm 22 versículos cada um, correspondendo as 22 letras do alfabeto, de álafe a tau. Porém o capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, a mesma letra do alfabeto.Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia ser obra do acaso, levando-se em consideração que os escritores dos Salmos foram vários e de épocas distantes. A frase “não temas” ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano! O capítulo 19 de 2 Reis é idêntico ao 37 de Isaías. O AT encerra citando a palavra Maldição. O NT encerra citanda a expressão “A graça do nosso Senhor Jesus Cristo”. Exemplos de falhas nas divisões: Atos 21 e 22 e João 7:53 e 8:1. Isso não afeta o texto bíblico, o que não poderia ser diferente. Sendo afetado somente a distribuição dos assuntos. Lembrando que os originais não têm divisão de capítulo e versículo.

2 comentários:

  1. Precisamos fazer tempo para estudar a Bíblia, para que possamos obter conhecimento sobre a verdade. Sendo que coloquei um link em meu blog para o seu post que gostei muito. Paz e Graça!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu irmao !

    Nosso objetivo é anunciar a verdade de Cristo, pura e simples !

    www.caminhovivo.com

    ResponderExcluir