terça-feira, 16 de junho de 2009

O meu povo padece por falta de conhecimento - 1

O MEU POVO PERECE POIS LHE FALTA O CONHECIMENTO


PARTE I





POR
Pr. EDISON THEODORO LIMA




Quando olhamos para o povo de Deus em todas as épocas, percebemos algo muito controverso com a real vontade do Senhor para esse povo. Notamos uma falta de conhecimento e maturidade que não condizem com o projeto do Senhor para nossas vidas. Vemos o povo de Israel no Egito como escravo, o sofrimento no deserto até a terra prometida, os erros de reis e profetas, como Davi, Jonas e outros. Vemos Deus dirigindo e corrigindo inúmeras vezes esse povo, seus servos. Vemos o Senhor os levantando e orientando, como se um precioso tempo houvesse sido perdido. Mas com sua infinita sabedoria e poder, além de seu infinito amor e misericórdia, sempre colocados em ação na hora providencial acabava por dar novo rumo e até nova vida a esse povo. No Novo Testamento não foi diferente. Os discípulos não entenderam a mensagem de Jesus logo de início e mesmo depois de sua morte e ressurreição e tiveram grande dificuldade em permanecer firmes mesmo sendo orientados pelo próprio Senhor, ressurreto! E quando então foram cheios do Espírito Santo, ainda assim tiveram grande dificuldade em compreender que o plano de Deus era a salvação de todos os homens, inclusive gentios, não só judeus. Por isso permaneceram em Jerusalém por cerca de 20 anos, até que Deus os dissipou, por meio de uma perseguição (vontade permissiva de Deus). Sendo assim, muitos desses discípulos, uns agora apóstolos diretos do Senhor acabaram por ter que levar consigo o evangelho de Cristo, à Samaria e toda a Judéia. Mas ainda faltavam os confins da Terra e, para isso, não teve jeito, Deus teve que levantar outra pessoa, que não um dos doze, Saulo de Tarso, que teve seu nome mudado para Paulo.
Notamos uma dificuldade imensa do ser humano em entender os propósitos de Deus para sua vida e, isso o próprio Senhor já nos advertiu várias vezes, no AT (Dt 30.19; Js 1.8; II Cr 7.12-17) e também no NT (I Tm 6.11; II Tm 2.15-23).
Durante séculos, na idade média a Palavra de Deus foi mal interpretada e até negada aos pessoas menos favorecidas, pois a aristocracia, os cleros, achavam ser essa classe de pessoas indigna de ler a Palavra de Deus, ou mesmo incapaz de entende-la.
E aí eu faço uma pergunta a você caro leitor. Por que isso ocorre? Será que Deus não pode mudar essa situação, ou Ele simplesmente não quer? A resposta, podemos encontrar na passagem de Jo 6.64-68, quando Jesus pergunta aos 12 discípulos, se eles, assim como muitos dos outros discípulos que haviam voltado para trás depois de uma dura, mas necessária palavra do mestre, queriam também ir embora. Ao que respondeu Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna". Nesta passagem podemos aprender basicamente duas coisas:


1) Deus nos dá poder de livre escolha. Podemos fazer o que bem entendermos. É isso mesmo. Podemos andar com quem quisermos, fazer o que quisermos, enfim podemos até Pecar !!! Misericórdia pastor! - Você pode dizer - Mas é exatamente isso amado irmão. Porém, Deus não nos isenta das consequências que nossos atos podem ter. E é aí que mora o perigo. Nós seres humanos pela natureza pecaminosa, devido à queda original, não somos muito bons em escolher as coisas certas para a nossa vida. Isso, nós podemos perceber muitas vezes até nas coisas mais triviais, como na escolha de uma profissão, do namorado ou namorada, na hora certa de fazermos algum negócio, etc. Imaginem então as coisas espirituais !

2) O Espírito Santo pode nos orientar a tomar a decisão certa! Com certeza Pedro foi usado pelo Espírito Santo para proferir aquelas palavras. "...Tu tens as palavras da vida eterna...". Da mesma forma devemos pedir orientação de Deus para que possamos fazer a escolha certa, tomar o rumo certo para nossas vidas, principalmente nas questões espirituais, que envolvem nosso futuro eterno.
O Senhor nos adverte:
"Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres. O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" Dt 30.16-19.


Continua...

3 comentários:

  1. A Graça e a Paz
    Amado Pastor,

    Glorifico a Jesus pela tua vida, vejo que és um Pastor usado por Deus, um homem de Deus, pois primas pela essência da palavra do Senhor. Linda interpretação da Palavra de Deus.
    Fique na Paz do Senhor.
    Co-Pr Aldênio Barros
    praldenio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A graça e a paz do Senhor meu irmão !

      Desculpe-me pela demora na resposta...

      Estou migrando para outro endereço eletronico.

      http://www.caminhovivo.com

      Excluir