terça-feira, 23 de junho de 2009

O meu povo perece por falta de conhecimento 3b

3) Conhecimento de si mesmo.

Podemos nos conhecer de várias formas:

· Você pode se conhecer espiritualmente.

- Com relação a nossa vida com Deus
§ Se você ora e jejua...
§ Se você lê e estuda a Bíblia sistematicamente...
§ SE VOCÊ DÁ TESTEMUNHO DE VIDA CONCERNENTE À SUA FÉ...
§ Se você Procura expor as verdades Bíblicas para outras pessoas, principalmente para os necessitados, órfãos, pobres, alienados da sociedade.

- Com relação a nossa vocação ministerial
§ Você sabe o que Deus quer de você ?
§ Você sabe se tem chamado para algum ministério? Já que Deus não chamou todos para serem apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. E se você tem chamado, sabe claramente qual é o teu?

- Com relação aos dons espirituais.
§ Você sabe que os dons espirituais são para todos os membros do corpo de Cristo, incluindo você e não só para os líderes da sua congregação?
§ Você pede a Deus para que Ele o use com algum dom?
§ Você sabe quais são os dons espirituais e para que servem dentro da igreja?

- Você pode se conhecer fisicamente:

- Com relação a sua saúde.
§ Você procura se alimentar bem e na hora certa?
§ Você tem lançado suas ansiedades em Cristo e deixado de ser uma pessoa pré-ocupada com as coisas que nem aconteceram ainda?
§ Você pratica atividade física regularmente?
§ Você deixou de ser aquele crente ignorante no conhecimento e procura um médico, para fazer exames PREVENTIVOS e também quando está doente? LEMBRE-SE... DEUS NA MAIORIA DAS VEZES SÓ AGE NO IMPOSSÍVEL! Se um simples medicamento pode aliviar a sua dor, não é pecado e nem falta de fé usufruir dele (I Tm 5.23). Pode ter certeza que se os médicos não puderem cura você e for da vontade soberana de Deus, Ele é quem vai curá-lo e os médicos ficarão atônitos e terão que admitir que o nosso Deus, é o Deus do impossível! ALELUIA!


- Com relação às nossas heranças físicas
§ Você sabe que herda de seus pais até a propensão a certas doenças (lembre-se, nosso corpo ainda é corruptível e isso é natural, com o passar dos anos e o avançar de nossa idade). É muito importante saber as propensões a certas doenças em sua família, até para que você possa se prevenir. Isso não tem nada a ver com falta de fé irmão. Em nome de Jesus, acorde para a vida! Há irmãos com pais diabéticos e hiper-tensos, que se fartam de doces, refrigerantes e sal à vontade. Saiba que Adão não sabia o que era açúcar refinado, Moisés não sabia o que era refrigerante, Jacó não ia ao Shopping comer lanche, nos tempos de Jesus, não havia pizza... hum... Que delícia! Pois é meu amado, nem na idade média, nem há duzentos anos atrás. Todas essas porcarias, de “fest foods”, que aparentemente são boas para nós, pois nos possibilitam uma falsa “economia de tempo”, na verdade são um engano terrível. Antigamente a comida, que já era saudável, sem agrotóxicos, hormônios, etc., ainda era feita em panelas de ferro, por isso não havia anemia como há hoje. Então se você conhece as suas limitações e heranças hereditárias, que não são maldições hereditárias coisa nenhuma como dizem alguns pregadores ignorantes (exceto se for de Adão – a maldição do pecado que mesmos nos cristãos afetam o seu corpo, como já foi dito – com o que concordo plenamente), desta forma, conhecendo suas limitações, você pode se prevenir, alimentando-se adequadamente, fazendo exercícios físicos, etc. Porque depois dos 40, meu irmão, não adiante chorar para Deus, não. Ele não tem nada a ver com a forma irresponsável com que você trata o teu corpo, que na verdade é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO!!!


- Com relação a nossas limitações:
§ Você sabe a hora de dormir.

- Não adianta ficar até altas horas da noite até mesmo em vigílias, se o seu corpo não agüenta mais, meu irmão, principalmente os irmãos idosos. Há líderes que obrigam seus membros a fazerem coisas que a idade ou a condição física não permite. Deus conhece o teu coração. Ele sabe de tudo e não é sacrifício que irá agradá-lo e sim pureza e quebrantamento de coração (Os 6.6).


§ Você separa tempo para descansar
· Deus descansou da sua obra que tinha feito (Gn 2.2,3).
· Jesus descansou (Mc 4.37,38).

- POR QUÊ SÓ VOCÊ, SUPER-CRISTÃO, NÃO O FAZ?
§ Você costuma separar um tempo para laser?
O que você acha que Jesus Fazia quando ia à casa de seu velho amigo Lázaro – ia orar, pastor, pregar o evangelho – irmão, Ele ia conversar, comer uma broa de fubá, tomar um bom chá. É Claro, Ele era Luz no mundo, desta forma sempre havia uma oração, um pedido para a cura de uma enfermidade, ao qual Ele nunca negava, uma conversa sobre o reino de Deus com Maria, que se prostrava aos seus pés para ouvi-Lo, mas o intuito era descansar, ver o amigo, conversar um pouco!
§ Você tem consciência do seu condicionamento físico? Acha que está preparado fisicamente para realizar a obra de Deus?
· Para Jejuarmos, devemos estar bem.
· Para orarmos longas horas devemos estar preparados.
· Para caminharmos longas distâncias para visitar uma família com problemas devemos estar bem
· Para aconselharmos pessoas sobre problemas diversos, devemos ao menos ter capacidade de resolvermos os nossos. Digo isso porque muitas vezes, se você trabalha a frente de uma igreja ou departamento de uma igreja, você terá a sua frente pessoas pedindo um conselho ou uma oração para um problema semelhante ao seu próprio. Você acha que ao escrever esse artigo, de todas essas coisas que eu estou falando não tenho dificuldade em nenhuma? Claro que tenho amado, mas esquecendo das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo que é Cristo Jesus.
· Você pode ter uma ótima vida familiar.

- Com relação aos nossos compromissos com a família
§ Você dá testemunho cristão aos seus familiares?
§ Você tem vida em família? Conversa com seus pais, irmãos cônjuge. Têm tempo para eles? Sabe lidar com os problemas conjugais, sem se desesperar a ponto de querer o divórcio, após o primeiro ovo frito todo arrebentado que sua esposa fizer, ou após o primeiro cano estourado pelo seu esposo na tentativa de arrumar a torneira? Uma vida de paz na família é promessa de Deus, para aqueles que o temem. Isso significa que quando você teme ao Senhor, passa por esses problemas sem dificuldades, pois você pode suporta-los, e suportar os seus familiares, no sentido mais amplo da palavra que é dar base (suporte).


· Você pode ser bem resolvido Psicologicamente.

- Com relação aos nossos sentimentos
§ Namoro e casamento
· Quando namora você conversa ou abrasa-se? Se você abrasa-se quando é ora de conversar e conhecer a pessoa com quem vai casar, na hora de se abrasarem com a benção de Deus, que é dentro do casamento, vocês estarão discutindo a relação!

§ Relacionamento com amigos
· Você entra na de seus amigos ou eles entram na sua? Lembre-se, você deve ser luz e sal!

§ Relacionamento com colegas de trabalho
· No trabalho as pessoas conhecem você como cristão? Ou você é o famoso crente agente secreto? Se você age assim, se sente culpado depois e, a CULPA É A PIOR INIMIGA DO CORAÇÃO!

- Com relação à nossa índole
§ Reconhecimento de si mesmo tanto para o bem quanto para o mal.
· Julgue-se (você é a única pessoa, a qual você tem direito de julgar), faça-o, sinceramente. Pois se você não se conhece e as suas limitações, desejos, falhas, etc, quem pode conhecer na Terra, senão Deus no céu? – Ah, pastor Deus conhece e isso é o que importa – Ele, meu irmão lhe deu poder de livre escolha. Realmente Ele conhece os nossos corações, mas não interfirir-a em nossas ações, desta forma além de Deus, você te que se auto-conhecer e muito bem! Desta forma saberá qual programa de TV pode assistir, com quem pode conversar, que lugares pode freqüentar, etc. Jesus se assentava na roda dos mercadores, prostitutas, dos maiores pecadores. Sabe por quê? Por que Ele se conhecia muito bem! ELE SABIA QUE IA INFLUENCIAR E NÃO SER INFLUENCIADO!

· Você pode ser bem dotado intelectualmente.
- Você lê bons livros, gosta de estudar?
- Aprenda a ouvir as pessoas mais velhas, elas têm muito a nos ensinar, mesmo os não crentes. Saiba ouvir e reter o que é bom e descartar o que não te serve!
- Nosso intelecto (inteligência) é uma maquininha maravilhosa, mas só funciona quando a suprimos de combustível (informação adquirida, por meio de estudo, meditação e análise de problemas, entre outras coisas).
o Saiba, intelecto fraco coopera para um espírito fraco, visto que para aprendermos de Deus usamos a mente.


· Você pode ser Luz em sua Sociedade.

- Com relação a sua posição diante do mundo
§ Que partido político te agrada mais?
§ Você procura imparcialidade nas informações que vê na Televisão?
§ Você toma refrigerante somente por causa da propaganda da TV?
§ Quem é o prefeito de sua cidade? Você conhece algum vereador, ou o trabalho dele na câmara de sua cidade?
§ Por qual motivo você vota em um candidato a algum cargo político?
§ O que você e não os outros, acha de questões polêmicas em nosso tempo como:
· Liberação do aborto...
· Homossexualidade...
· Ecumenismo...
· Liberação do uso da maconha...


CONCLUSÃO:


DEUS PODE TE DAR:
SAÚDE, FORÇA, CAPACIDADE E TUDO MAIS.
MAS SE VOCÊ NÃO TIVER CONHECIMENTO PARA SABER APROVEITAR ISSO, CERTAMENTE SERÁ UM FRACASSADO EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA.

Que Deus ilumine os seus passos para que você possa ser um servo fiel e mais, um amigo e adorador verdadeiro do Senhor!



No amor de Cristo,

Pr. Edison Theodoro Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário