sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR A BÍBLIA

E S T U D A N D O A L I Ç Ã O ! ! !


1) Bibliologia:

O assunto Bibliologia, compreende o estudo introdutório e auxiliar das Sagradas Escrituras. Com ele entendemos de que maneira chegou a Bíblia até nós e como estudá-la. A necessidade desse estudo, se dá pelo fato de que sendo a Bíblia um livro divino, veio até nós por canais humanos, tornando-se divino-humana, assim como o é a Palavra Viva, Cristo, que sendo Deus, tornou-se também divino-humano (Jo1:1; Ap 19:13).
Através da Bíblia, Deus fala aos homens em linguagem humana, por esse motivo encontramos nela, referências a montanhas, rios, mares, clima, dinheiro, comércio, política, etc. Isto é, Deus, para se fazer entender, vestiu a sua Palavra Escrita com a nossa linguagem, pois se usasse a sua linguagem, nem o mais sábio dos homens, ou o mais brilhante cientista poderia entendê-lo.

2) O campo deste assunto:

A Bibliologia estuda a Bíblia sob os seguintes pontos de vista:

a) Observações gerais sobre sua leitura e estudo.
b) Sua estrutura, considerando sua divisão, classificação dos livros, capítulos, versículos particularidades e tema central.
c) A Bíblia considerada como livro divino (sua inspiração, infalibilidade, credibilidade)
d) A formação do Cânon Sagrado
e) A preservação e tradução do texto Bíblico
f) Formas erradas de se estudar e considerar a Bíblia, como: a) Bibliolatria, b) Bibliomancia.

3) A Razão da necessidade das Escrituras

Isto está implícito em salmo 119:130; Isaías 34:16; 2 Timóteo 2:15; I Pedro 3:15 e nos conduz a dois pontos de suma importância: a) Porque devemos estudar a Bíblia e b) Como devemos estudar a Bíblia.

a) PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA:

1. Ela é o único manual do crente na vida cristã e no serviço do Senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (Ef 2:10; I Pe 2:9). Desta forma, sendo a Bíblia o manual de Deus para as nossas vidas é indispensável que aquele que o serve a conheça muito bem (2 Tm 2:15).

2. Ela alimenta nossa alma (Jr 15:16; Mt 4:4; I Pe 2.2). Não há dúvida que a Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual.

3. Ela é o instrumento que o Espírito Santo usa (Ef 6:17). Se conhecermos bem a palavra de Deus, na hora que precisarmos o Espírito de Deus nos instrui segundo a palavra de Deus que habita em nosso coração e mente. Inclusive, um requisito essencial para que Deus responda as nossas orações é estarmos saturados da sua palavra. Por quê ? Pois dessa forma oraremos segundo a Sua soberana vontade e não segundo as nossas.

4. Ela enriquece espiritualmente a vida cristã (Salmo 119:72). Essas riquezas vêem por revelação pelo Espírito de Deus primeiramente (Ef 1:17). O crente que quiser entender a Bíblia com o seu intelecto, logo desistirá, pois somente o Espírito Santo de Deus conhece as coisas de Deus (I Co 2:10). A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo que o homem precisa saber a respeito de Deus, de sua conduta espiritual, fidelidade e felicidade eterna está na Bíblia, sendo ela a única fonte de revelação escrita de Deus. Não há mais nenhum outro manual senão a Palavra de Deus. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo.




b) COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA:

1. Leia a Bíblia conhecendo seu autor: Isto é de suma importância, é a melhor maneira de se estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo autor está sempre presente quando é lida. Quem melhor para nos explicar aquilo que não entendemos em seu conteúdo que seu autor ? Façamos como Maria, irmã de Marta, que aprendia aos pés do mestre (Lc 10:39). Este ainda é o melhor lugar para o aluno !

2. Leia a Bíblia Diariamente: (Dt 17:19). Esta regra é excelente. Presume-se que 90 % dos crentes não lêem a Bíblia diariamente. Não é de admirar que haja tantos irmãos frios nas igrejas ! Não apenas frios mas raquíticos, anãos, carnais, indiferentes. Sem crescimento espiritual, Deus não pode revelar-nos suas verdades mais profundas (Mc 4:33; Jo 16:12; Hb 5:12). Há pessoas que acham tempo para ler, ouvir e assistir a tudo, menos para ler a Bíblia. É justo lermos outras coisas, como jornais ou revistas, mas é primordial tomar mais tempo para as Escrituras.

3. Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual. Isto é fundamental para que possamos estudá-la corretamente. A melhor atitude é: a) Ler a Bíblia como a Palavra de Deus e não como uma obra literária qualquer (II Tm 3:16; I Pe 1.21). Estudar a Bíblia com oração e não apenas com o intelecto. As riquezas da Palavra de Deus são para os simples de coração que temem ao Senhor (Tg 1:21). Quanto maior for a nossa comunhão com Deus, mais humildes seremos. Os galhos mais carregados de frutos são os que mais se abaixam ! É preciso ler a Bíblia crendo em tudo que ela ensina, inclusive no campo sobrenatural. A dúvida cega o leitor (Lc 24:25).

4. Leia a Bíblia com oração, devagar e meditando. Assim fizeram os servos de Deus no passado: Davi (Sl 119:12,18); Daniel (Dn 9:21-23). Na presença do Senhor, em oração, as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Sl 73:16,17). A meditação na Palavra aprofunda a sua compreensão (Js 1.8). Muitos lêem a Bíblia para estabelecerem recordes de leitura. Ao ler a Bíblia, aplique-a a si próprio, caso contrário não haverá virtude alguma nisto !

5. Leia a Bíblia toda: É a única maneira de conhecermos toda a verdade de Deus revelada a nós. – Como o leitor pensa compreender um livro que ainda não leu do princípio ao fim ? Mesmo lendo a Bíblia toda, não a compreendemos totalmente. Ela, sendo a Palavra de Deus, é infinita ! Nem mesmo a mente de um gênio poderia interpretá-la sem erros. Não há no mundo ninguém que possa esgotar a Bíblia. Todos somos sempre alunos (Dt 29:29; Rm 11:33,34; I Co 13:12). Portanto na Bíblia há dificuldades, mas o erro está sempre do lado humano. O Espírito Santo, que conhece as profundezas de Deus, pode ir revelando o conhecimento da verdade, à medida que buscamos a face de Deus e andamos mais pertos Dele. Amém.

4) O tema Central da Bìblia:

Jesus é o Tema Central da Bíblia (Lc24:44; Jo 5:39; At 3:18;10:43; Ap: 22:16). Em tipos e figuras Ele aparece em todo o Antigo Testamento e sua manifestção em carne ocorre no Novo Testamento (Evangelhos).



Veja o seguinte esquema abaixo:

- Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher (Gn 3.15).
- Em Êxodo, Ele é o Cordeiro Pascoal.
- Em Levítico, é o Sacrifício Expiatório.
- Em Números é a Rocha Ferida.
- Em Deuteronômio, é o Profeta.
- Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor.
- Em Juízes, é o Libertados.
- Em Rute, é o Parente Divino.
- Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido.
- Em Ester, é o Advogado.
- Em Jó, é o nosso Redentor.
- Nos Salmos, é o nosso Socorro e Alegria.
- Em Provérbios, é a Sabedoria de Deus.
- Em Cantares de Salomão, é o nosso amado.
- Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro.
- Nos Profetas, é o Messias Prometido.
- Nos Evangelhos, é o Salvados do Mundo.
- Nos Atos dos Apóstolos, é o Cristo Ressurgido.
- Nas Epístolas, é a cabeça da Igreja.
- No Apocalipse, é o Alfa e o Ômega; é o Cristo que volta para buscar sua igreja e reinar para sempre !!!

Tomando o Senhor Jesus Cristo com tema central da Bíblia, podemos resumir os 66 livros em cinco palavras referentes a Ele, assim:

- PREPARAÇÃO:
o Todo o Antigo Testamento, pois trata da preparação para o advento de Cristo.
- MANIFESTAÇÃO:
o Os Evangelhos, pois tratam da manifestação de Cristo e sua obra na Terra.
- PROPAGAÇÃO:
o O Livro de Atos dos Apóstolos, que trata da propagação do evangelho Cristo.
- EXPLANAÇÃO OU EXPLICAÇÃO:
o As Epístolas, que são a explicação da doutrina (ensinamento) de Cristo, que Ele ensinou aos discípulos (tudo aquilo que Jesus falava aos seus discípulos, o fazia em particular, nunca nas mesmas pregações feitas à multidão, vê-se que os ensinamentos dos apóstolos nas cartas, são mais profundos em certos aspectos, do que o que Jesus falava à multidão, ela ainda não estava preparada, estava no estágio do vinde a mim Mt 11:28. Porém aos discípulos – do grego matetai matetai, que significa aluno - ensinava as coisas profundas em particular, à noite nas vigílias nos montes, para que pudessem depois, explicar à igreja, trabalho esse incumbido a eles por Jesus, que contou também com a ajuda do Espírito Santo. (Jo 16:13)
- CONSUMAÇÃO:
o O livro de Apocalipse, que trata da consumação de todas as coisas preditas, através de Cristo. (Dr. C.I. Scofield).

Desta maneira, a Bíblia sem Jesus, seria como a física sem a matéria, ou a matemática sem os números.


5) Sistema de referências bíblicas e Siglas

a) Aprendendo a ler e escrever referências bíblicas:

1. O sistema mais rápido e fácil é o adotado pela Sociedade Bíblia do Brasil: duas letras, sem ponto abreviativo, para cada livro da Bíblia. Ex: Gn – Genesis, At – Atos. Ente capítulo e versículo poe-se apenas um ponto. Ex: Gn 1.1. (Obs. Nesta apostila, adotamos dois pontos).

b) Diferenças entre texto, contexto e referências:

1. Texto, são as partes contidas numa determinada passagem bíblica.

2. Contexto, são as partes que ficam antes e depois do texto, podendo ser imediato, por exemplo: um versículo ou parte de versículo anterior ou posterior, ou também, remoto, como o capítulo anterior ou posterior ou até mesmo um livro anterior ou posterior e ainda a Bíblia toda. Por exemplo o contexto da história de Jesus é a Bíblia toda, como já vimos.

3. Referência é a conexão direta sobre determinado assunto. Além de indicar o livro, capítulo e versículo, a referência pode levar outras indicações, como:
- “a”, indicando a parte inicial do versículo: (Rm 11.7a).
- “b”, indicando a parte final de um versículo: (Rm 11.7b).
- “ss”, indicando os versículos que se seguem até o fim ou não do capítulo (Rm11.7ss)
- “qv”, significando que veja. Recomendando para não deixar de ler o texto recomendado. Vem do latim quod vide = que veja. Quando lemos um livro sobre algum assunto bíblico, o qual contenha referências, essas, se não dominadas, faz com que não compreendamos o que o autor quer que façamos, desta forma deixamos de aproveitar o que o livro nos oferece a nível de conhecimento. Simplesmente passamos pelas referências, como se elas estivessem ali por engano, achamos que são pontinhos perdidos no texto.
- “cf”, significando compare, confirme, confronte. Vem do latim confere.
- “i.e”, significando isto é, vem do latim = id est.

c) Siglas das diferentes versões em vernáculo, ou seja, na nossa língua.

1. ARC, Almeida Revista e Corrigida. Bíblia traduzida dos originais por João Ferreira de Almeida. Versão Antiga.
2. ARA, Almeida Revista e atualizada. É a edição atualizada de Almeida em 1958.
3. FIG, Padre, Antônio Pereira de Figueiredo. Atualmente impressa pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. (SBBE).
4. SOARES, Padre Matos Soares, versão popular dos católicos brasileiros.
5. RHODEN ex-padre brasileiro, versão particular, somente o NT.
6. CBSP, Centro Bíblico de São Paulo, Edição católica popular da Bíblia, SP
7. TRAD. BRAS. Tradução Brasileira, 1917
8. NVI – Nova Versão Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário