quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VISÃO DA BÍBLIA COMO UM LIVRO ANTIGO - PARTE 1

A. Os livros Antigos

1. A Bíblia é um livro antigo. Os livros antigos tinham a forma de rolo (Jr. 36.2). Eram feitos de papiro ou pergaminho. O papiro é uma planta aquática que cresce junto a rios e banhados, no Oriente Próximo, cuja entrecasca (parecida com a palha seca do milho) servia para escrever. Essa planta existe ainda hoje no Sudão, na Galiléia Superior e no vale de Sarom. As tiras extraídas do papiro eram coladas uma a outra até formarem um rolo com uma determinada extensão. Esse material gráfico é mencionado muitas vezes na Bíblia, exemplos: Êxodo 2.3; Jó 8.11; Isaías 18.2. Em certas versões da Bíblia, o papiro é mencionado como junco. De fato, é um tipo de junco de grandes proporções. De papiro, deriva-se a nossa palavra papel e seu uso na escrita vem de 3000 a.C.
2. Pergaminho é pele de animais, cortida e polida, utilizada na escrita. É material gráfico melhor que o papiro. Seu uso é mais recente que o do papiro. Vem dos primórdios da era cristã, apesar de já ser conhecido antes. È também mencionado na Bíblia, como em II Tm 4.13.
3. A Bíblia foi escrita originalmente em forma de rolo, sendo cada livro um rolo. Assim, vemos que a princípio, os livros sagrados não estavam unidos uns aos outros como os temos hoje em nossas Bíblias. O que tornou isso possível, foi a invenção do papel no século II, pelos chineses, bem como a do prelo, de tipos móveis, inventado em 1945, pelo alemão Gutemberg. Até então era tudo manuscrito pelos escribas de modo laborioso, lento e oneroso. Quanto a este aspecto da difusão de sua Palavra, Deus tem abençoado maravilhosamente, de modo que hoje, milhões de exemplares das Escrituras são impressos com rapidez e facilidade em muitos pontos do globo. Também, graças aos progressos alcançados no campo das investigações e da tecnologia, podemos hoje transportar com toda comodidade um exemplar da Bíblia com todos os seus livros, inclusive dentro de um simples disquete de computador, coisa impossível nos tempos primitivos. Ainda hoje, devido aos ritos tradicionais, os rolos sagrados das Escrituras hebraicas continuam em uso nas sinagogas judaicas.
4. A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso !

B. Terminologia

1. (O nome Bíblia). Esse vocábulo não consta dos escritos sagrados, somente na capa. Por quê e de onde vem então? A palavra Bíblia em português vem do grego biblos (biblos) que era o nome que os gregos davam à folha de papiro, usada para escrever. Ex: "Livro (biblos) da genealogia de Jesus Cristo..." (Mt 1:1); também derivado-se de biblion - (biblion), "rolo" ou "pequeno livro, ou “livro”: "Então lhe deram o livro (biblion)... e, abrindo o livro (biblion)..." (Lc 4:17). O termo biblos vem então do nome dado à polpa interna da planta do papiro em que se escreviam os livros antigos. Uma coletânea de folhas era um biblion – livro. E uma coletânea de “biblions” (livros), formavam uma Biblia – palavra derivada de biblios. Portanto Bíblia é literalmente, uma coleção de livros. A Bíblia Sagrada é então uma coleção de livros divinamente inspirados por Deus, ou seja, os 66 livros que conhecemos como o Cânon Sagrado. Com a invenção do papel, desapareceram os rolos, a palavra biblos (folha de papiro), deu origem a “livro”, como se vê em biblioteca, bibliófilo, bibliografia, etc. É consenso geral entre os doutos no assunto que o nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Escrituras Sagradas por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no Século IV. E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, como acabamos de ver, passou a ser singular, significando O LIVRO, isto é, o LIVRO dos livros; O livro por excelência. Como livro divino, a definição canônica da Bíblia é “A revelação de Deus à humanidade”.
2. Escritura(s). Termo usado no N.T. para os livros sagrados do A.T., que eram considerados inspirados por Deus (2 Tm 3:16; Mc 12:10; 15:28; Lc 4:21; Jo 2:22; 7:38; 10:35; Rm 4:3; Gl 4:30; 2 Pe 1:20; Mt 22:29; Mc 12:24; Lc 24:27; Jo 5:39; At 17:11; I Co 15:3,4; 2 Tm 3:15). Também é usado no N.T. (2 Pe 3:16). Esses termos significam "escritos sagrados". Paulo usa o termo "Sagradas Escrituras" uma vez em (Rm 1:2); "Sagradas Letras" em (2 Tm 3:15) uma vez e "Oráculos de Deus" em (Rm 3:2) uma vez.
3. Palavra de Deus. É usada em relação a ambos os testamentos, em sua forma escrita (Mt 15:6; Jo 10:35; Hb 4:12; 1 Ts 2:13; 2 Co 2:17; Rm 10:17; Mc 7:13).
4. Sagradas Escrituras (Rm 1.2),
5. Livro do Senhor (Is 34.16)
6. A palavra de Deus (Mc 7.13; Hb 4.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário